INTOLERÂNCIAS
INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN
A doença celíaca (DC) é uma enteropatia imunologicamente mediada, causada por uma sensibilidade permanente ao glúten, que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos. O glúten é a fração proteica de grãos como trigo, aveia, cevada e centeio. Apesar de estudos recentes questionarem se a aveia é deletéria, esse alimento ainda deve ser mantido como restrição para celíacos.
Dentre os exames pedidos pelos especialistas, estão: anti-endomisio; trasglutaminase tecidual; gliadina e o estudo molecular DQ2 e DQ8. Todos são exames de sangue, realizados em jejum normal ou leve, que verificarão a resposta e a sensibilidade do organismo a certos alimentos, entre eles a proteína glúten."
INTOLERÂNCIA A LACTOSE
O que é o exame de intolerância à lactose?
O teste de intolerância à lactose é indicado para avaliar a capacidade do intestino em absorver e processar a lactose dos alimentos. A realização pode ser indicada quando há suspeitas devido, sobretudo, à sintomas gastrointestinais e, rapidamente, o diagnóstico pode ser confirmado.
A lactose é responsável pelo sabor adocicado dos lácteos, por isso, também é chamada de açúcar ou glicose do leite.
Assim, o exame tradicional consiste na coleta de sangue do paciente em jejum, verificando os níveis glicêmicos.
Após a punção (retirada de sangue) em jejum, realiza-se a administração de uma quantidade determinada de lactose líquida e se faz novamente a coleta a cada 30 minutos, a fim de medir a taxa de glicose sanguínea.
Quando as enzimas lactase não são capazes de degradar a lactose, gerando energia para o organismo, denomina-se intolerância à lactose, que geralmente resulta em sintomas variados, mas que prevalecem no sistema digestivo.
INTOLERÂNCIA A GLICOSE
O exame de glicose, também conhecido como teste da glicose, é feito com objetivo de verificar a quantidade de açúcar no sangue, sendo o principal exame realizado para diagnosticar a diabetes.
Para realizar o exame é preciso que a pessoa esteja em jejum, para que o resultado não seja influenciado e o resultado possa ser um falso-positivo para diabetes, por exemplo. A partir do resultado do exame, o médico poderá indicar reajuste da dieta, uso de medicamentos antidiabéticos, como a Metformina, por exemplo, ou até mesmo insulina.