MASCULINO
Além da Testosterona, a dosagem dos hormônios da tireoide também faz parte da avaliação da saúde do homem. No sangue é possível dosar os hormônios que controlam a glândula tireoide e avaliar possíveis casos de hipotireoidismo ou hipertireoidismo. O hipotireoidismo acontece quando os níveis dos hormônios produzidos pela tireoide - T3 e T4 - estão baixos. Nesse caso sintomas como: cansaço, sonolência, dificuldade de perda de peso, cabelos e unhas secos e quebradiços além de raciocínio lento podem ocorrer.
O diagnóstico de hipertireodismo pode ser feito quando os níveis de T3 e T4 estão altos. Nesse caso a pessoa poderá apresentar sintomas como: palpitações, tremores (principalmente nas mãos), perda de peso, irritabilidade, fraqueza, sudorese e sensação de calor.
Por fim, a dosagem do PSA, que não é um hormônio, mas sim uma proteína, também deve ser observada quando pensamos em avaliação hormonal no homem. A próstata sofre influência direta do sistema hormonal masculino, com os níveis de testosterona agindo sobre suas células, e portanto, pode refletir também no bom funcionamento do sistema hormonal masculino.